5 Erros que sua empresa deve evitar evitar no WhatsApp

5 erros que sua empresa deve evitar no WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil. Para se ter uma ideia, 99% dos celulares no país têm o app, sendo que 93% dos usuários o acessam todos os dias. Assim, usar atendimento via WhatsApp é uma ótima oportunidade de negócios, já que, com ele, é mais prático e rápido se comunicar com o cliente. Utilizar o aplicativo da maneira errada pode resultar na antipatia do cliente com a sua marca, gerando assim o afastamento do público.

Oferecer diversos canais de comunicação para os consumidores é sempre um bom investimento feito pelo empreendedor. Com a popularidade dos smartphones e da internet móvel, os aplicativos de mensagens instantâneas chegaram para economizar os gastos com ligações já que seus usos precisam apenas de conexão à internet.

Graças a essa fama, cada vez mais empresas estão aderindo a esse canal. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que seu uso seja estratégico e traga bons resultados, como o aumento das conversões e a satisfação do cliente.

Aqui vão 5 erros que você deve evitar ao utilizar esse aplicativo no seu negócio.

1. Cuide da imagem de perfil

Se você utiliza o WhatsApp para fechar negócios, então ele deve ser usado com profissionalismo. Comece inserido o logotipo da empresa na imagem do perfil. Nada de colocar aquela sua foto no churrasco com a família, na praia ou qualquer outra que você se agrade ao ver. Se quer isso, crie uma conta pessoal.

Após a última atualização do aplicativo agora é possível atualizar o status. Você pode inserir atualizações como imagens e vídeos para seus contatos visualizarem por um período de 24 horas. Mas lembre-se: O WhatsApp é da empresa, ou seja, profissional. Aproveite este recurso para apresentar informações da sua empresa aos seus contatos como promoções, dicas do mercado que atua, etc.

2. Não envie corrente

Você gosta de receber mensagens de bom dia, correntes de orações, piadas e muitas outras coisas do tipo pelo WhatsApp? Se gosta ou não, a preferência é sua, porém, muitas pessoas não gostam disso. WhatsApp é uma ferramenta pessoal e a maioria das pessoas não se sentem bem recebendo mensagens desse tipo, ainda mais de empresas.

Mensagens religiosas ou de cunho político, por exemplo, devem ser evitadas de qualquer forma. Você pode até ser religioso ou querer mudar o mundo para melhor, mas seus clientes podem interpretar religião e política de uma maneira bem diferente que a sua. Então, comunique apenas o essencial e não dê brechas para qualquer confusão.

3. Não insira seus contatos em grupos sem autorização

O WhatsApp permite a criação de grupos de contatos. Qualquer pessoa pode criar um grupo, basta ter o número do telefone vinculado ao WhatsApp de alguém. Este recurso é ótimo para facilitar a comunicação de um determinado grupo de pessoas em comum, mas esse recurso não deve ser usado dessa forma por empresas.

O WhatsApp é um aplicativo pessoal e quando você coloca uma pessoa em um grupo sem a autorização dela, acaba criando um clima de invasão de privacidade. Além disso, os participantes do grupo podem visualizar os contatos um dos outros. Aí lhe perguntamos: Algum dos seus clientes autorizou você a divulgar seus contatos dessa forma? Evite isso.

4. Respeite o horário comercial

Se você usa o o WhatsApp como ferramenta da sua empresa, lembre-se que todas as empresas possuem um horário comercial. Enviar mensagens aos seus clientes em horário inoportunos é visto pelo cliente como uma invasão de privacidade. Somente envie uma mensagem pelo WhatsApp quando de fato for necessário, pois você não sabe em que local ou situação o seu cliente está.

Se ele autorizou você entrar em contato em um horário fora do comercial, não deixe que vire costume. Isso pode se tornar um inconveniente a você mesmo. Se você entra em contato com seus clientes em horários fora do normal, eles podem se sentir no mesmo direito.

5. Não encha seus contatos com propagandas

Assim como no caso das correntes, não invada a privacidade do seu cliente enviando propaganda da sua empresa. Pode até ser que uma vez ou outra você possa enviar uma promoção imperdível a ele, mas pense bem se aquele é um momento oportuno. Muitos empreendedores como pizzarias, por exemplo, têm o costume de enviar mensagens com propaganda diariamente e no horário da noite. Imagina o quanto isso se torna inconveniente ao público.

O WhatsApp é um canal para comunicação instantânea e não de propaganda gratuita. Existem as redes sociais, emails marketing, websites, panfletos e muitos outros recursos para que a propaganda tenha mais eficiência. Se quiser utilizar o WhatsApp para propaganda, prefira usar a atualização de status do perfil. Assim, não incomodará nenhum de seus clientes e se eles quiserem comprar seu produto/serviço, farão por decisão própria e não por pressão. Você gosta de receber ligações de vendas diariamente de uma empresa? Seu cliente também não.

Para que o atendimento via WhatsApp seja de qualidade, uma empresa precisa de planejamento e investir em boas práticas para ter sucesso com o uso desse aplicativo tão querido pelos usuários. As oportunidades são inúmeras — basta pensar de forma estratégica e treinar sua equipe para evitar esses erros tão comuns.

Bom uso e bons negócios!

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